Opinião

A democracia é barulhenta, mas jamais truculenta

José Mauro Batista

Colunista comenta a passagem da caravana de Lula pelo Coração do Rio Grande e as brigas entre defensores e adversários do ex-presidente


Fotos Lucas Amorelli (Diário) /Confrontos entre petistas e antipetistas marcaram passagem da caravana do ex-presidente Lula pela Universidade Federal de Santa Maria

A visita de Lula a Santa Maria serviu para tirarmos uma temperatura do que vem por aí em um ano eleitoral marcado por uma intolerância sem precedentes desde que a democracia foi retomada no Brasil (nas fotos, os confrontos entre lulistas e adversários, na UFSM).

A mobilização dos setores contrários à vinda do ex-presidente à cidade é legítima tanto quanto o direito dele percorrer o país. Porém, quando atos contra e a favor dele se transformam em propagação de ódio, a democracia é ferida.

AO VIVO: a passagem da caravana de Lula por Santa Maria

Lula tem condenação judicial e até poderá ir preso. No entanto, enquanto não houver mandado de prisão, ninguém poderá impedi-lo de ir e vir. Somente a Justiça pode cercear a liberdade de alguém.

Por outro lado, quando figuras como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o próprio Lula pregam desobediência a uma possível prisão, também estão afrontando a ordem democrática.

Democracia rima com barulho, mas jamais com baderna e muito menos com truculência. E todos os presidenciáveis que vierem aqui devem ser respeitados.

Ódio disseminado nas redes sociais

As redes sociais, em particular o Facebook, têm servido para que adversários políticos se digladiem a todo o instante. Há uma espécie de polarização entre os petistas, que defendem o ex-presidente Lula e querem que ele concorra, e os que não querem que ele concorra.

Essa polarização ocorre principalmente entre os apoiadores de Lula e de Bolsonaro, presidenciável pelo PSL.

Agora, o alvo é Lula. Antes, foi Bolsonaro

Além dos dois estarem ponteando as pesquisas de intenção de voto, eles se encontram em campos radicalmente opostos.

Não existe meio termo entre petistas e bolsonaristas. As duas militâncias se mostram apaixonadas pelos dois políticos, elevados à condição de mito. Mas há, igualmente, outros grupos não necessariamente alinhados a Bolsonaro, que também demonstram repugnância a Lula e pregam o antipetismo.

E do lado petista, há, também, intolerância. Ruim, muito ruim para o Brasil!

Bate-boca e moção rejeitada

VÍDEO: votação polêmica sobre vinda de Lula ficou para próxima semana

Por um voto, a Câmara rejeitou a moção de repúdio ao PT pela visita de Lula. A proposta, encabeçada por Admar Pozzobom (PSDB), com apoio de 10 colegas sofreu baixa.

Não houve o tumulto da última quinta-feira, quando a sessão foi encerrada sem votação. Mas a troca de farpas prosseguiu. Na votação, deu 10 a10, e o presidente da Casa, Alexandre Vargas (PRB). desempatou contra a moção.

Nos discursos, mais uma vez, ficou evidente o clima pesado no Legislativo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ato na Nova Santa Marta encerrou passagem de Lula por Santa Maria Anterior

Ato na Nova Santa Marta encerrou passagem de Lula por Santa Maria

Próximo

Caravana de Lula deixa Santa Maria e vai para São Vicente do Sul

Política